top of page

Bruschette sim, mas com beringelas!

  • Foto do escritor: leticia davila
    leticia davila
  • 6 de ago. de 2018
  • 3 min de leitura


Se há uma coisa que nao pode faltar em um encontro entre amigos ou com familiares é a bruschetta. Vamos prepara-las com um ingrediente da estaçao: as berinjelas!

As bruschette são saborosas, simples e bonitas para levar à mesa porque podem ser recheadas de mil maneiras, com diferentes ingredientes, de vegetais a cremes, de queijo a frios, e sempre todo mundo adora!


E entre todas as bruschettas que você pode fazer, você não pode deixar de fazer aquelas com beringelas que são um vegetal excelente e delicioso!

Mas de quantas maneiras você pode preparar as beringelas para enriquecer uma bruschetta? Nós oferecemos-lhe pelo menos cinco. Mas primeiro aqui vao alguns conselhos.


Bruschette: qual pão?

Escolha um pão fresco com uma crosta crocante. Evite pão enriquecido com azeitonas, nozes ou outros, porque isso iria carregar muito o gosto simples da bruschetta. O ideal é o pão pugliese clássico, o toscano ou qualquer tipo de pão caseiro, com ou sem sal. Você pode torrar o pão em uma chapa quente, no forno ou na churrasqueira. Faça isso antes de servir a bruschetta para que fiquem quentes e crocantes. Lembre-se sempre de molhar com um pouco de óleo use sempre um excelente azeite extra-virgem.


Como escolher beringelas

As beringelas estão na estação da primavera e verao, mas as mais frescas você reconhece da pele que é brilhante e bem tensa, sem rugas e amassadas. Se preferir um sabor doce, escolha a variante leve e redonda, caso contrário, a pele mais alongada e escura, com o sabor amargo. Se você usar aquelas escuros, lembre-se sempre de trabalhá-las primeiro com sal para eliminar o gosto amargo. Para o corte opte por fatias não muito finas e polvilhe com sal grosso. Em seguida, coloque-os em uma peneria, ou escorredor e cubra-as com um peso que pode ser um prato grande ou uma tampa. Depois de uma hora ou duas, lave-as e seque-as




Casca sim ou não?

Aconselhamos a não descascar as beringelas se quiser preparar alguma bruschetta, porque a presença da casca torna-as rústicas como devem ser . Retire a casca apenas se quiser fritar separadamente para fazer chips crocantes ou para preparar com uma polpa um creme mais aveludado. Nas receitas que propomos, no entanto, podemos mantê-las sem problemas.


Então, aqui estão algumas idéias para preparar as beringelas e rechear uma fatia de pão crocante quente.


Beringelas grelhadas

As beringelas grelhadas no prato são um clássico do verão. Para preparar as fatias corte berinjela não muito finas e regue com o sal, deixe respousar por algumas horas, enxugue-as depois sobre uma panela quente, grelha ou no churrasqeira, coloque-as para grelha . Depois de cozidas e amolecidos, tempere com sal, azeite, alho e salsa picados na faca e prepare a bruschetta. Se você não gosta de alho picado, basta esfrega-lo uma fatia de pão só para dar um pouco de perfume.


Berinjela na panela

Para preparar as beringelas em uma panela você tem que cortar as beringelas em cubos bastante grandes e depois cozinhá-los em uma panela com o azeite extra-virgem e um dente de alho. Cubra-os enquanto estiver cozinhando para amolecê-los. Se você quiser deixá-los crocantes e consistentes, salte-os em fogo alto, sem tampa, até que estejam torrados. Você pode adicionar sabor até mesmo os tomates e bastante manjericão fresco. Adicione a bruschetta a beringela e alguns cubos de mussarela e leve ao forno por um minuto. Também excelente com um toque de manteiga e a casca ralada do limão.





Beringelas em óleo

Mantenha sempre um pote de beringela em óleo na despensa, pois será útil toda vez que você quiser uma saborosa bruschetta feita com vegetais. Escorra bem as berinjelas antes de colocá-las no pão quente e adicione a salsinha picada e, se desejar, um presunto fatiado ou um presunto de parma.


Creme de beringela

Para preparar um creme de berinjela, você tem duas alternativas. Você pode colocar uma berinjela inteira embrulhado com papel alumínio no forno a 200 graus por 30 minutos. Uma vez macia, retire a casca e misture o interior com sal, alho, óleo e salsa, preparando uma espécie de baba ganoush, um creme típico da culinária do Oriente Médio.

Alternativamente, cozinhe as beringelas em uma panela com a tampa, como sugerimos antes, e uma vez macia, aos cubos tempere com óleo extra virgem de oliva!


Berinjela assada

Se você não quer grelhar a berinjela, você também pode cortá-las em fatias e asse no forno, talvez polvilhada com pão ralado e queijo parmesão para torná-los crocantes e saborosos. Acompanhá-los na bruschetta com liguiça ou com um queijo muito saboroso que se possa esplamar.

Alternativamente, faça algumas pequenas pizzas de berinjela, polvilhando cada fatia, uma vez cozida, com tomate e mussarela antes de cozinhá-la no forno por alguns minutos. Estas bruschetta também agradarão as crianças.


Essas sao somentes algumas das inumeras ideias para voce se deliciar com as Beringelas e surpreender as suas visitas com bruschettas originais e deliciosas!

Comments


  • Facebook ícone social
  • Black Instagram Icon

Troca de Experiencias Gastronomicas e Culturais Italiana por Leticia d'Avila

bottom of page